Águas de Viseu

Após recomendações do Ministro do Ambiente, Município de Viseu avança com novas medidas de combate à seca

Piscinas Municipais vão encerrar a partir do dia 1 de setembro e término do desconto no tarifário da água e saneamento será antecipado
 
No seguimento das mais recentes recomendações por parte do Governo, e com vista a reforçar o combate à escassez de água que se reflete de forma particular no concelho de Viseu, o Município e a Águas de Viseu avançam no terreno com novas medidas, em complemento àquelas já em vigor.

As Piscinas Municipais de Viseu, que atualmente se encontram encerradas para manutenção, até ao final do mês de agosto, irão encerrar, por tempo indeterminado, já no próximo dia 1 de setembro.

Também a partir do dia 1 de setembro, será antecipado o término do desconto de 20% nos consumos domésticos alusivos à água e saneamento, que até agora estavam a ser aplicados aos clientes da Águas de Viseu inseridos nos três primeiros escalões, como medida de apoio no âmbito da pandemia COVID-19.

"Atualmente, o tarifário dos SMAS aprovado pela Entidade Reguladora ERSAR já penaliza os consumos mais elevados”, adianta o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Fernando Ruas, no contexto da recomendação do Governo para o aumento de tarifas. "Além do mais, este grupo de consumidores domésticos representa um número muito baixo, de cerca de 6%, do universo total de clientes. Neste sentido, analisámos todo o contexto e vamos antecipar, de dezembro para setembro, o desconto de 20% em vigor. Com esta medida, pretendemos sensibilizar todos os consumidores domésticos para uma maior racionalização e valorização da água, que é cada vez mais escassa”, justificou o autarca.

No que respeita às fontes ornamentais, que pontuam a cidade de Viseu, estas foram já desligadas, permitindo assim incrementar a poupança da água da rede pública, ainda que o funcionamento destas recorra a um sistema de abastecimento intermitente e não contínuo.

Numa situação excecional como esta, Município e Águas de Viseu avançam ainda com a interrupção temporária da lavagem de ruas, lançando também o apelo a toda a comunidade para que optem por fazer o mesmo, nomeadamente nos espaços exteriores das suas habitações.

Recorde-se que, no terreno, há já um pacote de medidas que foram aplicadas ou estão em curso, com vista a atuar sobre este flagelo que assola a cidade-região.

Falamos da colocação das ensecadeiras nos descarregadores de superfície da Barragem de Fagilde, para aumento da capacidade de armazenamento; da redução das pressões e caudais nas redes de distribuição; na redução significativa da rega, com água da rede pública, de espaços verdes públicos (só às segundas, quartas e sextas-feiras); e na reutilização da água tratada na ETAR Viseu Sul para rega de espaços verdes públicos, mais concretamente de rotundas e separadores de estrada.

Perante o atual contexto, Município e Águas de Viseu renovam o apelo a todos os munícipes para a melhor colaboração na implementação de pequenos gestos diários que contribuam para a poupança de água, a par da radicação de todos os gastos que se consideram supérfluos.

"Se cada cidadão puder colocar em prática uma pequena medida, como uma simples redução do tempo de banho, da não lavagem do seu terraço ou do reaproveitamento da água de lavagem dos legumes para rega de plantas, já estará a fazer a diferença”, adianta o Presidente da autarquia. "Atravessamos um período bastante crítico e todos são chamados a colaborar. Sabemos que o problema da escassez de água envolve questões estruturais, para as quais esperamos conseguir soluções a longo prazo, mas, para já, temos de unir esforços neste combate com medidas concretas de curto e médio prazo”, concluiu o Dr. Fernando Ruas.