Águas de Viseu

ETAR VISEU SUL abre portas para visitas guiadas a partir de sábado, 15 de outubro

Inscrições funcionam aqui e visitas realizam-se aos sábados de manhã.

A Águas de Viseu abre as portas da ETAR Viseu Sul para visitas guiadas a este que é o equipamento mais evoluído do país, à sua dimensão, aplicando um tratamento até hoje inexistente no concelho e na região.

Localizada na União de Freguesias de Faíl e Vila Chã de Sá, a ETAR passa a receber visitas aos sábados, pelas 10 horas, mediante inscrição prévia.

Agora, todos os interessados poderão inscrever-se no site da Águas de Viseu, em www.aguasdeviseu.pt, e ficar a conhecer de perto este equipamento pela voz dos técnicos especializados que a conhecem como a palma da mão.

Numa visita com duração aproximada de uma hora, os visitantes ficarão a saber o que distingue esta ETAR e o que a torna um investimento tão importante para a qualidade de vida das pessoas no concelho e para a sustentabilidade ambiental de Viseu. A tecnologia inovadora de membranas de filtragem muito finas, existente numa fase final do sistema, e a esperança de vida de 40 anos deste equipamento serão alguns dos aspetos explicados aos visitantes.

A ETAR Viseu Sul representa um investimento do Município e da Águas de Viseu no valor de 31 milhões de euros, com financiamento comunitário de 27 milhões do Programa Operacional Valorização do Território (POVT). Este valor engloba a construção de extensos emissários que ligam a rede de esgotos concelhia ao equipamento.

Pela ETAR VISEU SUL passaram já cerca de 800 meninas e meninos do 1º ciclo do Ensino Básico que estrearam a dinâmica de visitas numa vertente pedagógica de portas abertas à comunidade.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA VISITAS GUIADAS À ETAR VISEU SUL