Águas de Viseu

Águas de Viseu ganham 2000 novos clientes

Almeida Henriques apresentou resultados “muito positivos” da campanha de combate às ligações ilegais de água e saneamento

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, anunciou hoje que Viseu terá mais 3700 casas ligadas à rede pública de saneamento e mais 3200 casas ligadas ao abastecimento de água pública, tratada e controlada.

 Estes são os principais resultados da campanha de combate às ligações ilegais e precárias de água e saneamento, realizada entre fevereiro e setembro deste ano. Na prática, habitações com ligações clandestinas ou com abastecimento de água de poços e utilização de fossas sépticas passam a integrar o sistema das Águas de Viseu.

 “Os resultados são muito positivos e excederam as minhas expectativas”, declarou Almeida Henriques na apresentação dos resultados. “Numa imagem, é como se tivesse construído sem custos uma nova ETAR e uma nova ETA para esta população que estava fora do sistema, correndo riscos de saúde pública e contaminação ambiental”, ilustrou o Presidente da Câmara.

 Com estas novas ligações, estima-se que as Águas de Viseu ganhem, pelo menos, 2000 novos clientes, num aumento de 5% do número global de contratos.

 A adesão foi voluntária e beneficiou da não aplicação de coimas durante o período da campanha. Segue-se agora uma fase de fiscalização. “Preferimos uma ação pedagógica do Município e uma atitude voluntária do munícipe a qualquer lógica coerciva”, declarou Almeida Henriques, que valorizou o impacto da medida na sustentabilidade ambiental do concelho, mas também para a sustentabilidade económica dos serviços municipalizados e para uma maior justiça social.

“Esta medida contribui para a defesa da política de preço da água que temos praticado no Município. Viseu tem uma das águas mais baratas do país”, sublinhou o presidente da Câmara.

 Nos meses de julho e agosto, os pedidos de ligação às redes de água e saneamento dispararam mais 1500 por cento face ao número de pedidos de 2013. Nesses meses, as Águas de Viseu receberam 3300 pedidos de ligação de saneamento e 3100 pedidos de ligação de água. Em termos anuais, a evolução destes pedidos face a 2013 representa um aumento de 603 por cento.

Das quase 8000 requisições recebidas durante a campanha, 2500 estão já concretizadas. Até final de Fevereiro todas as requisições serão cumpridas.

O Presidente da Câmara anunciou ainda que, nos novos contratos, serão utilizados contadores de nova geração. “Serão contadores inteligentes, que permitem a sua leitura à distância, sem a necessidade uma deslocação porta a porta do serviço”, destacou.